Antônio Cláudio Coutinho, 416

Ipiranga, Guarapari - ES

+55 27 99862-1538

Atendimento WhatsApp

Seg - Sex : 8:00 - 18:00

Suporte Técnico

A misteriosa operação de hackers contra a maior aliança militar do mundo

Hackers invadiram sites verdadeiros de imprensa e publicaram notícias falsas com o objetivo de desacreditar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), maior aliança militar do mundo. O alerta foi feito pela empresa de segurança online FireEye.

A campanha de desinformação, apelidada de “ghostwriter”, acontece desde 2017 em países como Lituânia, Letônia e Polônia. Ela favorece os interesses russos, que vive constantes atritos com a Otan, mas não há nenhuma confirmação sobre quem está por trás das mensagens.

A campanha de desinformação usa “textos falsificados de notícias, citações, correspondências e outros documentos feitos para parecerem que vieram de oficiais militares e figuras políticas nos países que são alvos”, disse a FireEye.

Os hackers aparentemente conseguiram acesso ao CMS de alguns sites e substituíram artigos antigos com o seu próprio conteúdo, postando notícias falsas.

Eles então tentavam disseminar as notícias falsas pelas redes sociais antes que o conteúdo fosse removido.

Em um exemplo do ano passado, um site de notícias da Lituânia publicou um artigo falso que dizia que soldados alemães haviam profanado um cemitério judeu.

Em outro caso, uma mensagem falsa foi publicada pelo site da Academia Polonesa de Estudos de Guerra, com crédito para o comandante que lidera a organização. Na mensagem, havia um chamado para que soldados lutassem contra a “ocupação americana”.

COMPARTILHAR COM UM AMIGO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp