(27) 3262-1538

 

Publicado em 6 de setembro de 2011 - Por h.campos 

Quem nunca se perguntou “O que é Tela LED?” ou “Qual a diferença entre LCD, LED e CCFL?“. Neste post, iremos esclarecer essas e outras dúvidas sobre as telas LED e CCFL.

Antes vamos deixar bem claro o que são LCDs e Backlight.


LCD

É o acrônimo de Display de Cristal Líquido, (em inglês Liquid Crystal Display).
Este é o padrão de telas para muitos equipamentos portáteis como TVs, notebooks ou tablets, praticamente todos possuem esta tecnologia, ou seja, todas são LCD, que trata-se de uma das camadas do display. O LCD é a parte frontal que gera as cores e forma a imagem da tela, o que muda é o padrão da luz de fundo, podendo ser retroiluminadas a LED ou CCFL, no caso as mais populares.

As telas LCDs funcionam com cores projetadas em uma transparência, ou seja, ela não brilha de modo que ela precisa de uma fonte de luz montada na parte de trás (o chamado backlight) para mostrar a sua imagem.

Backlight

É a forma de iluminação utilizada nas telas de cristal líquido (LCDs). Podem estar localizadas por trás, pelo lado ou até mesmo na parte frontal do LCD. Objetivo do backlight é destacar as diferenças claro-escuro e melhorar a capacidade de leitura.

Pronto! Após esclarecer algumas dúvidas, vamos ao que realmente interessa.


Backlight LED

LED (do inglês “Light Emitting Diode“) ou Diodo Emissor de Luz. Foi desenvolvido em 1927 pelo cientista russo Oleg Vladimirovich Losev. É um tipo de Backlight, que tem como funcionalidade a emissão de luz, utilizado em TVs, monitores, telas para notebook, entre outros. É uma tecnologia que já vem sendo usada desde 2005, quando a Sony implantou em algumas linhas do notebook VAIO.

São divididas em duas categorias de Backligh: o Edge-Lit (iluminação pelas “laterais”) e Local-dimming (redução local).

Na Edge-Lit, os LEDs são organizados em linhas nas laterais da tela, fornecendo a luz para o centro, que então é redirecionada para a tela. Esse tipo de disposição traz telas muito mais finas do que o normal e menor consumo de energia se comparado com as telas de CCFL mais antigas.

Já as telas de Local-dimming (também chamadas de Full LED ou Direct LED) possuem lâmpadas de LED em uma grade, por inteiro na tela. Elas podem ser controladas individualmente, ficando acesas ou apagadas apenas nos locais onde são necessárias, o que gera cores mais naturais.

São muitas as vantagens quando comparadas as convencionais e antigas telas CRT e CCFL. Ao começar pelo fato de apresentar cores mais nítidas, maior brilho e contraste.

A melhor delas é quando se fala em economia. As telas LCDs com Backlight de LEDs apresentam menor consumo de energia (podendo chegar a até 40%). Por serem mais compactas, consequentemente elas são mais leves, finas e duram mais tempo, já que os LEDs demoram mais para queimar, além se serem produzidas com materiais que não agridem a natureza da mesma maneira com que as TVs convencionais.

Vale lembrar que as telas de LED são muito sensíveis. Não é recomendado a utilização de alguns materiais de limpeza como o álcool, desinfetante, detergentes, acetona nem produtos abrasivos que podem manchar ou deixar danos irreparáveis na tela.


Backlight CCFL

CCFL (do inglês “Cold Cathode Fluorescent Lamp”) ou Lâmpada Fluorescente de Cátodo Frio, é um tipo muito comum de Backlight. O CCFL na verdade são apenas lâmpadas fluorescentes, responsáveis pela iluminação das telas dos LCDs. São compostos por um tubo de vidro coberto com um material à base de fósforo e por elétrodos em forma de filamentos nas suas extremidades, que são montadas nas bordas da Tela LCD.

Algumas desvantagens das telas LCDs com Backlight de CCFL são que o ângulo de visão é reduzido; a iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste e a falta de uniformidade da luz traseira provocando deformação da imagem. Cada ponto da tela é um pixel. Estas lâmpadas ficam acesas constantemente, consumindo assim uma maior quantidade de energia.

A maior desvantagem é que a CCFL Backlight escurece com o tempo, por isso à medida que sua tela ou monitor envelhece, torna-se mais escuro e menos brilhante.

Em LCDs com Backlight CCFL, é preciso uma lâmpada maior em toda extensão do painel (chamada de Backlight) e nas telas de LED milhares de micro lâmpadas independentes que fazem o trabalho, possibilitando a construção de TVs, telas e monitores mais finos.

 Data de publicação - 27/11/2014 10:13



Todos os direitos reservados PONTUAL COMPUTADORES

Av. Antônio Cláudio Coutinho, 416, Ipiranga, Cep - 29.200-115 - Guarapari / ES